nome da imagem
   PARCEIROS
Carris

Website: www.carris.pt
CARRIS

A Eficiência Energética  é um factor de competitividade económica e de desenvolvimento sustentável, tendo sido considerada, pela União Europeia, como uma prioridade em diversos sectores de actividade, nomeadamente no Sector dos Transportes.

O Barómetro da Eficiência Energética afigura-se muito importante na sensibilização do tecido empresarial e da sociedade civil, para esta temática, integrada numa perspectiva mais vasta da Sustentabilidade, com a divulgação e a partilha de experiências e boas práticas neste domínio, a nível nacional e sectorial. Por isso e, também, por uma questão de responsabilidade social, a  CARRIS decidiu estar presente neste Barómetro.

A CARRIS tem vindo a desenvolver acções na área da Gestão de Energia – Actividade de Transporte e Instalações, visando promover a utilização racional de energia, com particular ênfase na melhoria da eficiência energética e, consequentemente, a redução dos custos de energia.

Tem, também, dado particular atenção, no âmbito do Material Circulante, ao estudo, difusão, experimentação e utilização de propulsões/combustíveis de substituição.

Por outro lado, a CARRIS tem vindo a tornar – se, globalmente, mais sustentável, tendo subjacente uma melhoria contínua da qualidade do serviço que presta, propiciando, assim, a criação de condições para  a transferência  modal  do Transporte Individual  para o Transporte Colectivo. Desta forma, a resposta às necessidades crescentes de mobilidade e acessibilidade será mais adequada, ocorrendo um impacte positivo nos rácios de consumo de energia e de emissões de CO2 por passageiro x km transportado, e contribuindo para que as cidades fiquem menos congestionadas e possibilitem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Porém, para que a opção pelo T. Colectivo se consolide é necessário promover melhores condições de circulação para o T. Colectivo, por via, entre outros, de uma co-responsabilização das Entidades Públicas que intervêm nos planos de mobilidade e na gestão viária e urbanística.

A CARRIS é o Operador de Transporte Urbano de Passageiros da cidade de Lisboa, com 138 anos de actividade, uma frota de mais de 800 veículos e 2 761 Colaboradores.
Transporta mais de 240 x 106 de passageiros (mais de 650 000 passageiros/ dia), comportando a Rede 97 linhas (88 de autocarros,5 de Carros Eléctricos e 4 de elevador/ ascensores).

CARRIS  é uma Empresa  Certificada, processo em que foi pioneira no Sector dos Transportes  ( Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiente e Segurança, incluindo o Serviço de Transporte, com 64 linhas certificadas em 2010, ou seja, 65 % das linhas).

Nos últimos anos, tem havido uma melhoria da qualidade de serviço prestado pela CARRIS, comprovada nos Inquéritos de Satisfação do Cliente ( de acordo com o “ECSI  –  European  Consumer  Satisfaction  Index”).

Além disso, o compromisso e as boas práticas, da CARRIS, na área da Sustentabilidade, têm sido, reconhecidos e premiados, inclusivamente pela UITP – União Internacional do Transporte Público, com a assinatura, em 2006 e 2007, das “UITP`s  Pledge and Full Charters to Sustainable Development”.

   OUTROS PARCEIROS DO PROJECTO