nome da imagem
   PARCEIROS
Ana

Website: www.ana.pt
ANA - AEROPORTOS DE PORTUGAL

O principal interesse da ANA em estar presente neste Barómetro é dar a conhecer à comunidade as acções que tem vindo a desenvolver ao longo da sua actividade no domínio da eficiência energética, designadamente no que diz respeito aos investimentos efectuados e à implementação de boas práticas, desde a fase de concepção até à execução dos projectos e, posteriormente, na exploração/utilização das infra-estruturas, dos sistemas e dos equipamentos.

O contributo mais significativo do Barómetro para o País é, sem dúvida, a divulgação às Empresas de informação sobre a adopção de boas práticas - e respectivos resultados obtidos – contribuindo através desta divulgação para a melhoria contínua na gestão da eficiência energética, bem como para a melhoria dos resultados das empresas e da sua sustentabilidade. Consequentemente, esta divulgação contribui para a redução de importação de energia de que o País depende.

No que diz respeito à eficiência energética, a ANA assume-se como uma Empresa sustentável, com níveis elevados de eficiência na gestão da energia e redução ao mínimo de emissões de CO2 resultantes da sua actividade.

A importância desta posição é tanto mais significativa quanto se tiver em consideração que aos Aeroportos estão associados elevados consumos directos de energia devido à alimentação dos sistemas de iluminação, de sinalização, de climatização e de movimentação/transporte, bem como para equipamentos, designadamente, grupos geradores de emergência, veículos de assistência, veículos de salvamento e de combate a incêndios em Aeronaves e ainda, outros veículos utilizados na actividade aeroportuária.

Em reforço desta postura salienta-se que a ANA é uma das Empresas pioneiras em Portugal na implementação de medidas de protecção ambiental, tendo este tipo de preocupações enraizado nos seus procedimentos operacionais, tendo sido superiormente assumido como uma orientação estratégica para o desenvolvimento da actividade da ANA.

   OUTROS PARCEIROS DO PROJECTO