texto simulado: 80% de energia
   APRESENTAÇÃO
1. No que consiste o Barómetro da Eficiência Energética Portugal - 1ªEdição
Este projecto visa uma compreensão de âmbito macro sobre diversos indicadores quantitativos e qualitativos ligados à área da eficiência energética e pretende contribuir para a promoção de métodos inovadores e mais eficientes de consumo de energia potenciando a sustentabilidade ambiental em Portugal.

O Barómetro será um contributo claro para a promoção das empresas que a nível nacional se distingam pelo trabalho realizado em prol da optimização do consumo de energia nas suas instalações e nos seus processos produtivos. A amostra do estudo focaliza as 2.500 maiores empresas de Portugal, com vista a uma cobertura de âmbito nacional e com representatividade em termos de peso económico.

2. Como se desenvolve o projecto
Foram enviados 2 questionários para as empresas que compõem a amostra, uma versão completa e uma versão síntese. Preferencialmente as empresas deverão responder ao questionário completo. As respostas dadas ao questionário completo serão analisadas, podendo as empresas que tiverem uma pontuação mais elevada serem classificadas de forma distintiva nas categorias “Empresa Mais Eficiente” ou “Empresa Eficiente”. Estas empresas recebem um certificado com a respectiva categoria que atingiram.

A resposta ao questionário síntese não permite a atribuição das distinções acima referidas, no entanto, todas as empresas participantes receberão um certificado de participação, demonstração do seu empenho no projecto, e ainda um relatório com a síntese dos resultados do Barómetro da Eficiência Energética agregados com os indicadores analisados (úteis de um ponto de vista de benchmark para a própria empresa).

Todos os dados recolhidos serão tratados de forma totalmente confidencial e independente, sendo agregados para que seja possível retirar conclusões de um ponto de vista macroeconómico. Caso solicitado, a PremiValor Consulting disponibiliza-se para emitir um termo de confidencialidade (non disclosure agreement).

3. Benefícios resultantes do projecto
Os principais benefícios para os parceiros inerentes à participação no projecto relativo ao Barómetro da Eficiência Energética Portugal - 1ªEdição serão, por um lado, a obtenção de informação e estatísticas a nível empresarial sobre o tema da eficiência energética, padrões, perfis e tendências de consumo na área industrial e dos serviços e, por outro lado, a notoriedade resultante da participação neste projecto de natureza inovadora em Portugal e que foca uma área estratégica como o é a eficiência energética.

Este projecto permitirá aumentar a notoriedade e posicionamento dos parceiros junto das 2.500 maiores empresas de Portugal e da população em geral, nomeadamente, através da realização de novos negócios, angariação de novos clientes face à proximidade com empresas e quadros de empresas alvo, aumento da taxa de penetração nos clientes actuais, aumento da proximidade com outros parceiros institucionais e organismos também envolvidos no projecto.

Além destes aspectos, os parceiros terão a possibilidade de potenciar uma imagem positiva através da associação a um projecto que pretende promover a eficiência energética, enfatizando a preocupação com as questões ambientais, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

4. Conferência
Será realizada uma cerimónia/conferência da Eficiência Energética - 1ªEdição, prevendo-se que esta se realize no final do 2º semestre de 2010, onde serão apresentadas as principais conclusões do estudo e entregues os Energy Eficiency Awards Portugal 2010.
ARTIGOS RELACIONADOS  
[26-07-2010]
Foi recentemente lançado o projecto “Barómetro da Eficiência Energética Portugal - 1ªEdição”... [+]
[26-07-2010]
No âmbito do Barómetro da Eficiência Energética Portugal - 1ªEdição, composto por dois questionários, um completo e uma versão mais reduzida... [+]
DOWNLOADS